Guardas Municipais recebem certificados de Curso de Habilitação em Tiro Defensivo

 

A Secretaria de Segurança Municipal realizou, nesta terça-feira (20), a solenidade de entrega dos certificados do Curso de Habilitação em Tiro Defensivo. Foram certificados 10 Guardas Civis Municipais (GCM), que a partir de agora, estão habilitados ao uso da pistola calibre 380 em suas atividades diárias junto à força.

 

O curso aconteceu entre os dias 05 e 15 deste mês e foi ministrado por instrutores ligados à própria corporação, credenciados pela Policia Federal. O conteúdo programático, distribuído ao longo de 100 horas/aula, foi dividido em uma parte teórica, que envolveu a legislação atinente e o manuseio, e prática de tiro.

 

“É muito gratificante poder participar de uma solenidade desse nível, quando temos a oportunidade de entregar certificados a membros da força municipal de segurança. É importante poder também celebrar o investimento na capacitação e saber que, assim, teremos uma GCM mais preparada e pronta para agir quando for necessário. A segurança requer responsabilidade e eleição de prioridades, e a garantia da paz e da tranquilidade em nosso município exige um compromisso com a corporação em todos os aspectos”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

 

O secretário da Segurança Pública, Isaias Vieira, destacou os investimentos que vêm sendo feitos na aquisição de veículos, reajuste salarial e capacitações contínuas para a tropa. Segundo ele, esse processo tem gerado o reconhecimento por parte da população para a ação da guarda e a projeção dos feitos para fora do estado.

 

“É um orgulho contar hoje com mais alguns agentes capacitados para atuarem na segurança no município. É uma responsabilidade muito grande trabalhar com a segurança e isso exige uma atenção especial aos aspectos de capacitação e treinamento contínuo. É importante destacar que esses cursos são oferecidos utilizando instrutores pertencentes à GCM, o que representa uma economia para outras prioridades do município. O reconhecimento da gestão pela Guarda tem se consolidado em ações que nos colocam, hoje, como uma das melhores Guardas Municipais do estado”, disse.

 

O uso das armas pela GCM é permitido porque ela, além da segurança patrimonial, tem poder de polícia, como prevê a lei 13.022/2014. Por essa norma, eles podem atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos, na proteção de autoridades e em ações conjuntas com os demais órgãos de defesa civil.

 

 

 

 

Fonte: Secom Cabedelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *